Domingo, 16 de Junho de 2024
17°

Parcialmente nublado

Cafelândia, PR

Educação Ensino Superior

Com programa Projetek, Paraná é semifinalista do Prêmio Excelência em Competitividade

Iniciativa é do Centro de Liderança Pública (CLP) e tem como proposta reconhecer boas práticas em políticas públicas de governos estaduais. Na edi...

11/06/2024 às 08h41
Por: Postagem Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: SETI
Foto: SETI

O Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek), programa do Governo do Paraná realizado nas universidades, é um dos semifinalistas do Prêmio Excelência em Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP). O Projetek é coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) que tem como objetivo atender demandas por projetos de obras públicas de pequenos municípios paranaenses.

O Prêmio Excelência em Competividade é realizado desde 2015 e tem como proposta reconhecer boas práticas em políticas públicas de governos estaduais. Na edição deste ano, recebeu 292 inscrições com práticas de destaque das unidades federativas. A próxima etapa do concurso selecionará seis finalistas e na última etapa, que acontecerá em 21 de agosto, serão divulgadas as três boas práticas vencedoras.

Na lista com os 12 semifinalistas estão propostas dos estados de Alagoas, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul. O Estado da Paraíba aparece com dois projetos classificados, os demais contam com uma proposta na lista dos selecionados.

O secretário Aldo Nelson Bona destaca a importância do programa para a população paranaense. “O Projetek é um programa que tem um grande impacto basicamente em duas frentes. A primeira é a formação de recursos humanos, formação de profissionais qualificados para projetos de obras públicas e dentro da modelagem BIM. Isso sem dúvida nenhuma é um grande diferencial. E o segundo aspecto é o alcance imenso que o projeto tem com impacto para as prefeituras e os cidadãos que moram nesses municípios”, afirma.

De acordo com o secretário, o Projetek faz uma ponte entre a universidade e a gestão municipal. “Muitas vezes o município necessita de uma obra para melhorar a qualidade de vida da população, mas não tem condições de realizar o projeto com seu quadro próprio e não tem recursos para contratar escritório especializado. E é nesse momento que nós, com o apoio das nossas sete universidades estaduais, oferecemos ao município esse trabalho entregando o projeto pronto para ser licitado”, complementa.

PROJETEK Os projetos são elaborados com emprego de tecnologia BIM (sigla em inglês para modelagem de informações da construção, em tradução livre), que possibilita o desenvolvimento de modelos virtuais das edificações e instalações, com atuação simultânea e colaborativa das áreas envolvidas. Entre os serviços ofertados pelo programa estão infraestrutura urbana e predial, incluindo projetos de drenagem e pavimentação de ruas, creches e escolas, postos de saúde, entre outros empreendimentos.

Entre as propostas inscritas no Prêmio Excelência em Competitividade estão políticas para área da saúde, como ferramentas de inteligência artificial desenvolvida para redução da mortalidade infantil, rede de cuidado de urgência e emergência cardiológica; para gerenciamento de resíduos sólidos urbanos; para transformação digital dos municípios e gestão de processos priorizando a transparência; para a redução de desperdício de alimentos; para o protagonismo da juventude; para preparação de estudantes para o Enem e também para prevenção de furto de celulares.

CLPO Centro de Liderança Pública é uma organização que incentiva o engajamento da sociedade e a valorização de líderes públicos que atuam para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 15 anos o CLP monitora ações e acompanha políticas públicas, além de publicar o Ranking de Competitividade dos Estados. Este Ranking é utilizado como uma ferramenta, baseada em dados, que aponta soluções para a gestão pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias