Sábado, 13 de Julho de 2024
12°

Tempo nublado

Cafelândia, PR

Agronews Cooperativismo

Excelência: cooperados se capacitam no Programa Suíno Certificado Frimesa

O treinamento foi ministrado para cooperados que já são certificados

12/06/2024 às 15h41
Por: Postagem Fonte: Da assessoria
Compartilhe:
Divulgação da assessoria
Divulgação da assessoria

Os suinocultores da Copacol passaram por mais uma rodada de capacitação do Programa Suíno Certificado Frimesa. O programa estabelece políticas, normas e processos garantindo agregação de valor ao produto. A proposta é bastante arrojada: conseguir o controle de toda a cadeia, com a adoção de procedimentos operacionais para garantir a padronização do sistema de criação e a produção de alimentos seguros.

O treinamento foi ministrado para cooperados que já são certificados – e passam por uma reciclagem – e para aqueles que ainda estão se preparando para receber a certificação da Central Frimesa. “Essa é uma forma do produtor se atualizar sobre quais são os critérios exigidos para conseguirem a certificação. Todos passam por essa capacitação anualmente e assim conseguimos manter um bom padrão em todas as granjas integradas da Copacol”, comenta o gerente da Integração Suínos e Leite, Leonardo Dornelles.

Angelica da Silva Nunes trabalha ao lado do sogro, o cooperado Valdir Nunes, cuidando de 600 animais por lote. “Fomos certificados recentemente e participar de um treinamento como esse é importante porque sempre aprendemos algo a mais daquilo que podemos fazer na nossa granja. Além disso, a padronização dos serviços e organização na propriedade também tornam o manejo diário mais fácil”, afirma.

O programa possui diretrizes e procedimentos voltados a segurança de alimentos, rastreabilidade, proteção ambiental e bem-estar animal. Todos esses itens são requisitos exigidos por legislações e normas de produção animal em todas as etapas: do campo à indústria. “Esse treinamento é um dos itens obrigatórios que cobramos dos produtores que irão certificar e também que já são certificados. Todos os pontos abordados durante o treinamento são os quesitos que olhamos quando vamos até a granja realizar a auditoria. Então esse é um momento importante que o suinocultor pode se aprender e também tirar dúvidas, já que com essa certificação garantimos um alimento de qualidade, além de adequação aos processos e padronização das granjas”, afirma a auditora do Programa na Frimesa, Hélida Pereira Luciano.

O encontro foi realizado com grupos de suinocultores em dois momentos: em Cafelândia e Nova Aurora. A certificação atende aos critérios estabelecidos pela Central Frimesa para abastecer o frigorifico em Assis Chateaubriand, que somente recebe animais de produtores certificados. Além dos quesitos para a certificação, os cooperados também participaram de um treinamento sobre segurança no trabalho e utilização de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) com defensivos agrícolas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias