Sábado, 13 de Julho de 2024
12°

Tempo nublado

Cafelândia, PR

Saúde Saúde

Governo libera R$ 11 milhões em equipamentos para hospital de Francisco Beltrão

Transferido na modalidade fundo a fundo, o recurso deve ser aplicado na compra de equipamentos de última geração, sobretudo para o centro cirúrgic...

14/06/2024 às 08h04 Atualizada em 14/06/2024 às 09h43
Por: Postagem Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: SESA
Foto: SESA

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, autorizou nesta quinta-feira (13) o repasse de R$ 11,49 milhões ao município de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, para compra de equipamentos destinados ao Hospital Intermunicipal Dr. Aryzone Mendes de Araújo. O anúncio foi feito no próprio hospital, que está em fase de finalização, com previsão de abertura em julho.

Transferido na modalidade fundo a fundo (do Estado para o município), o recurso deve ser aplicado na aquisição de equipamentos de última geração, sobretudo para o centro cirúrgico, viabilizando o funcionamento da unidade. Dentre os equipamentos estão tomógrafo, focos de teto, arcos cirúrgico, mesa cirúrgica, aparelho para ultrassonografia, respirador, monitor e aparelhos de anestesia.

“Esse convênio do Governo do Estado vai acelerar a abertura da unidade, tão importante para a região. São equipamentos essenciais para o melhor atendimento médico hospitalar da população", disse o secretário estadual da Saúde, Cesar Neves. "A unidade hospitalar está em fase final e temos certeza que isso é um marco na cidade de Beltrão e, principalmente, para os municípios vizinhos”.

Ele destacou que a compra dos equipamentos e materiais permanentes garante a consolidação e expansão da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde no Paraná.

UNIDADE O novo hospital conta com mais de 12 mil metros quadrados e 110 leitos e visa atender pacientes dos 27 municípios da microrregião de Beltrão. A obra é executada com recursos federais e contrapartidas do município.

De acordo com o prefeito Cleber Fontana, o convênio com o Estado foi muito rápido o que garantiu a promessa de abertura da unidade. “Inauguraremos agora em julho a obra e não tem como trabalhar se não tiver os equipamentos. Então, veio em uma excelente hora", disse.

PRESENÇAS– A solenidade contou com as presenças do diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), Geraldo Biesek; do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Ademar Traiano, além de prefeitos, vereadores, e lideranças da região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias