Sábado, 13 de Julho de 2024
12°

Tempo nublado

Cafelândia, PR

Agricultura Cooperativismo

Cooperados participam de treinamento sobre manejos no inverno

Copacol promove treinamentos para avicultores integrados visando atualizar manejos no inverno e manter a produtividade

09/07/2024 às 11h14
Por: Postagem 2 Fonte: Assessoria de comunicação
Compartilhe:
Divulgação da assessoria
Divulgação da assessoria

Com o objetivo de atualizar os cooperados e manter a produtividade apesar das quedas das temperaturas, a Copacol promoveu uma série de treinamentos para os avicultores integrados. Na capacitação foram abordados temas como manejos pré-inicial e de intervalo, aquecimento, ventilação, cuidados com doenças e fatores de condenação no abate.
As capacitações foram realizadas com produtores em Formosa do Oeste, Corbélia, Nova Aurora, Jesuítas, Cafelândia, Goioerê e Tupãssi. “Todos os anos realizamos treinamentos de manejos de verão e inverno, quando apresentamos aos produtores algumas atualizações quanto aos manejos que devem ser realizados nas propriedades. Sabemos que existem desafios diferentes em cada época do ano. E agora, com o frio, não é diferente. Por isso, o nosso objetivo é atualizar nossos produtores quanto aos manejos adequados para melhorar a eficiência e, automaticamente, os resultados produtivos e financeiros”, afirma a médica veterinária Mylenna Novais Viana, que ministrou parte dos treinamentos.
O avicultor de Cafelândia Vicente Bordelaki Cherpinski tem uma produção média de 8,5 mil aves por lote. Cooperado há 31 anos, para ele, as capacitações realizadas pela Copacol apresentam técnicas atualizadas para melhorar os resultados. “Estou criando frangos para Cooperativa há mais de três décadas e nessas atualizações são apresentados manejos que irei aplicar em minha propriedade. Como, por exemplo, as temperaturas ideais do início ao fim da produção. Não há um período específico de tempo e temperatura para manter o aquecimento no aviário, precisamos levar em consideração o clima do dia a dia para identificar a ventilação ideal para as aves. E detalhes como esses fazem total diferença no resultado final do nosso lote”.
Manejos que fazem a diferença
Durante o treinamento foram apresentados pontos que merecem a atenção do avicultor nessa época mais fria do ano. “O manejo de intervalo precisa ser bem feito, mantendo a cama seca e macia, sem torrões e com abafamento adequado. Importante também manter todos os equipamentos bem regulados, como a pinteira, papel forrando 100% o solo, colocar cercas divisórias, ração em todo papel, manter os comedouros cheios e equipamentos de água bem posicionados. Além disso, também é importante o produtor realizar um bom pré-aquecimento para melhorar a liberação de amônia no aviário e produzir a ventilação adequada em cada período do processo, de acordo com a idade das aves. Esses são alguns dos manejos essenciais. Porém, é necessário que o avicultor fique atento também ao comportamento das aves, pois são elas que irão nos mostrar o que é preciso ser feito, em quais pontos devemos dar mais atenção em determinado momento do lote”, explica Mylenna.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias