Preparar as crianças para o futuro do cooperativismo é uma das propostas da Copacol com o Programa CooperJúnior, voltado para crianças de 10 à 12 anos. Para aproximá-los ainda mais da Cooperativa, foi realizado o tradicional encontro anual com atividades culturais e dinâmicas relacionadas ao cooperativismo. Aproximadamente 150 filhos e netos de cooperados participaram das atividades, desenvolvidas pela empresa parceria da Copacol, ODI – Treinamentos Corporativos. Crianças de Cafelândia, Formosa do Oeste, Nova Aurora, Jesuítas e Goioerê participaram da ação.
O programa é realizado em parceria ao Sescoop/Pr (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e busca integração, desenvolvimento e inclusão das crianças ao cooperativismo. “O CooperJúnior é um programa muito importante para a Cooperativa, é o primeiro passo no desenvolvimento dessas crianças que no futuro serão cooperados. Com conhecimentos sobre as atuações da Cooperativa e dos familiares, foram realizadas atividades envolvendo todas as crianças ao tema cooperativismo”, destaca a coordenadora dos Projetos Sociais da Copacol, Gislaine Pontes Fernandes.
Na ação foram abordados a história da Copacol e o cooperativismo com um jogo interativo de conhecimento geral sobre cooperação e uma oficina de brinquedos de madeira: as crianças tiveram a oportunidade de montar e pintar os itens. Em ambas as atividades foi necessário o trabalho em equipe.
Para Laryssa Manuely Carreta de Carvalho, de 11 anos, que mora em Nova Aurora, foi um dia muito divertido. “Eu gosto muito do CooperJúnior, aqui eu posso encontrar meus amigos, brincar e aprender. Conheci mais sobre a história da Copacol e a importância de cooperar. Meu avô é cooperado, ele me fala muito sobre a Cooperativa e pude conhecer um pouco mais”.
Um dos instrutores, Elio Luís Ferrucci, valoriza as ações realizadas pela Copacol na preparação da futura geração. “As crianças são super participativas e competitivas, percebemos que gostaram das atividades. É muito interessante essa preocupação que a Copacol tem em capacitá-las com todo o conhecimento necessário para dar continuidade no que os pais realizam nas propriedades rurais. Além de criar um ambiente agradável para elas, a Copacol está criando um enraizamento de gerações na Cooperativa”, afirma.
Mín. 18° Máx. 28°