Cooperando com sabor em 70 países, a Copacol também está presente no México, com a comercialização de cortes de frango e industrializados. O Complexo Industrial da Cooperativa Agroindustrial Consolata, no Oeste do Paraná, recebeu uma comitiva do país do centro do continente americano, que mantém parcerias comerciais importantes, reforçando os laços de cooperação com o Brasil.
O grupo mexicano que veio participar do Siavs (Salão Internacional de Proteína Animal), em São Paulo, prolongou a estadia e percorreu também pelos estados da região sul para conhecer o modelo de atuação que tem como princípio a transformação de renda, geração social e respeito ao meio ambiente. No berço do cooperativismo do oeste paranaense, os visitantes conheceram a sede da Copacol e demais instalações. As duas Unidades Industriais instaladas em Cafelândia e Ubiratã processam 760 mil aves por dia; já as duas Unidades Industriais de Peixes, em Toledo e Nova Aurora, atuam no processamento diário de 190 mil tilápias. O Centro de Distribuição em Corbélia também esteve na rota da comitiva, devido a tecnologia avançada implantada para agilizar os transportes das cargas no mercado nacional, proporcionando uma dimensão do volume de operações realizadas pela Cooperativa.
Consumidora dos produtos Copacol, a mexicana Yasmim Barbosa Valeriano, 36, ficou impressionada com as instalações, no entanto, o que mais despertou curiosidade e admiração foi o valor humano entre cooperados e colaboradores. “A Copacol é uma empresa organizada, que ressalta o cooperativismo, fator que me chama muito a atenção, pois ela se importa com as pessoas, tem isso entre os valores. A estrutura é impressionante, gostei muito”, afirma a representante de uma das parceiras comerciais da Cooperativa.
Localizada no centro do continente americano, com 128,9 milhões de habitantes, a nação mexicana é a décima mais populosa no mundo. Com histórico de parcerias duradouras com os clientes internacionais, desde a primeira exportação à Europa em 1983, a Copacol avança também com os negócios no México e a expectativa é manter esse vínculo de cooperação levando mais longe a nossa essência e o nosso sabor. A visita da comitiva estreita esses laços. Conhecemos melhor nossos clientes e eles conhecem a nossa origem, de onde vêm os produtos que chegam até eles. Isso possibilita novas oportunidades e mantém o contínuo ciclo de cooperação. É uma experiência gratificante mostrar o que a Copacol tem a oferecer, demonstrar nossa história e nossos valores”, afirma Tiago Anderle, vendedor no mercado externo da Copacol.
Mín. 17° Máx. 29°