A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) publicou o edital de chamamento para a submissão de artigos científicos e de opinião para a segunda edição da Revista inovação, Inteligência Artificial e Gestão Pública. O periódico é realizado em parceria com o Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Fundação Araucária.
A segunda edição da revista terá como foco trabalhos que abordem o uso da Inteligência Artificial. Os artigos podem ser submetidos até dia 11 de novembro pelo e-mail [email protected].
Para o secretário da Inovação, Alex Canziani, a nova edição da revista oferece uma oportunidade de discutir e ressaltar a importância da inteligência artificial como uma ferramenta para auxiliar na gestão pública. “A inteligência artificial está cada vez mais presente nas nossas vidas, então queremos que essa publicação sirva para impulsionar ainda mais o trabalho de transformação digital no Paraná de forma melhorar a vida dos cidadãos.”
O diretor de relações institucionais da SEI, Diego Nogueira, explica que o objetivo da publicação é juntar diversos artigos acadêmicos de qualidade e atuais para contribuir com o serviço público. “É uma forma de disseminar a cultura da inovação e contribuir com casos concretos também que podem ser implantados na gestão pública”, afirma.
A revista será divida em quatro seções: Entrevistas, com testemunhos de pessoas relevantes para o avanço das políticas de ciência, tecnologia e inovação; Artigos Científicos, em que serão aceitos artigo de aporte acadêmico e que deverão ter embasamento na legislação, doutrina e ou jurisprudência da temática; Artigos de Opinião, em que serão aceitos artigos em que o autor expresse seu ponto de vista sobre determinado tema com o propósito de informar ou promover reflexões; e Experiências Inovadoras, para relatos de casos que tenham implementado novas abordagens, tecnologias ou práticas para melhorar a eficiência, transparência e qualidade dos serviços prestados pelo setor público.
Só serão aceitos artigos em português, inéditos e com no máximo dois autores. O modelo de submissão dos textos está disponível nos anexos do edital de chamamento.
Segundo o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, a escolha da inteligência artificial como tema central da segunda edição do periódico é relevante para a construção de estudos na área. “O debate da inteligência artificial é muito pertinente e traz uma série de desafios não só do ponto de vista da quebra de barreiras e de paradigmas para compreensão do seu alcance da sua utilização como também questões éticas que precisam ser aprofundadas, como a equidade de acesso e dentre outros temas tão importantes.”
PRIMEIRA EDIÇÃO– Lançada em setembro , a primeira edição da revista Inovação, Inteligência Artificial e Gestão Pública teve como tema “Inovação nas Compras Públicas”. A publicação inaugural se dedicou a examinar as iniciativas e políticas implementadas pelo Estado do Paraná voltadas para a modernização da administração pública, como por exemplo o uso da ferramenta de inteligência artificial.
A versão física da revista foi impressa em papel reciclado, foi estruturada em quatro seções e apresentou 308 páginas com 22 artigos escritos por 34 autores, incluindo o governador Carlos Massa Ratinho Junior e diversos secretários estaduais.
A revista entrou para a lista de leituras obrigatórias da faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) , dentro da disciplina de Direito Financeiro e Políticas Públicas, ministrada pelo professor doutor José Maurício Conti, referência nacional na área de direito financeiro.
Dos artigos presentes na revista, dois foram escolhidos para integrarem as leituras obrigatórias da disciplina. O primeiro, chamado “A Fundação Araucária e o Modelo Brasileiro de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação”, foi escrito pelo procurador do Estado do Paraná e doutor em Direito Econômico e Financeiro, Diogo Luiz Cordeiro Rodrigues em conjunto com o procurador da Fundação Araucária e doutor em Direito do Estado, Júlio Cezar Bittencourt Silva.
O segundo artigo foi escrito pelo diretor de Relações Institucionais da SEI e doutor em Políticas Públicas, Diego de Oliveira Nogueira, em conjunto com a advogada e mestranda em Direitos Fundamentais e Democracia, Ester Emanuele Lima. O texto tem como título “Subvenção Econômica e sua Relevância para Inovação: O Programa Paraná Anjo Inovador”, e aborda o fomento da inovação pelo uso da subvenção, tendo como exemplo o programa de incentivo público a startups da SEI, o Paraná Anjo Inovador.
A revista está disponível para ser acessada de forma gratuita e digital no site da editora Íthala . A versão física também está disponível para ser comprada no valor de R$120.
Mín. 18° Máx. 22°