Segunda, 13 de Janeiro de 2025
25°

Tempo nublado

Cafelândia, PR

Agronews Cooperativismo

Copacol divulga os melhores das integrações de novembro

A performance dos produtores de leite, é avaliada pela produção médica por vaca. Confira quais são as melhores produtividades:

16/12/2024 às 08h42
Por: Postagem Fonte: Da assessoria
Compartilhe:
Divulgação da assessoria
Divulgação da assessoria

Com forte atuação no sistema integrado de aves, suínos, peixes e leite, a Copacol além de ser uma grande referência no agronegócio brasileiro, é pioneira entre as cooperativas da região Oeste do Paraná em atuar no sistema integrado junto ao cooperado. Como forma de motivar e incentivar os produtores a continuarem buscando os melhores resultados, todos os meses ela divulga os nomes dos cooperados que se destacam com os melhores índices zootécnicos.

Confira quais foram os produtores que se destacaram nas atividades integradas no mês de novembro:

PISCICULTURA

Modelo no Brasil no sistema integrado de piscicultura, a Copacol tem na conversão alimentar o principal indicador para avaliar o desempenho dos produtores, por isso saiba quais são os destaques de novembro neste critério. O cooperado de Cafelândia, Altair Balbino de Araújo se destacou com o melhor resultado do mês ao obter um índice de 1.34 kg. O produtor cafelandense Arno Martinho ficou em segundo, com 1.35.7 Kg, e na terceira posição, aparece o piscicultor de Corbélia, Jair Ludovico, com 1.35.8 Kg.

Dono da melhor conversão alimentar do mês, Altair Balbino acredita que o principal fator que o levou a esse bom resultado começou no manejo de inverno, período desafiador para quem cultiva peixe. “A tilápia é um animal de longo ciclo e cada período tem o seu desafio. No inverno fiquei atento às temperaturas e ao trato dos peixes, foquei na conversão e assim que as temperaturas voltaram a subir fiz o fornecimento da ração de forma adequada, melhorei a areação noturna e, com isso, alcancei um excelente GPD [Ganho de Peso Diário], que reverteu em um boa conversão alimentar e o resultado foi muito bom”, conta feliz Altair.

AVICULTURA

Na avicultura o mês de novembro foi marcado por grandes pontuações de IEP (Índice e Eficiência Produtiva). O cooperado Valdeci Benedito da Costa, de Jesuítas, se destacou com expressivos 525 pontos, em seguida, na segunda posição, está o produtor de Formosa do Oeste, Luiz Visconsini, com 519 pontos, e fechando o ranking de melhores resultados do mês, na terceira colocação aparece o cooperado de Nova Aurora, Moacir Cassimiro, com 510 pontos. Esses excelentes resultados fizeram com que a média geral do mês ficasse em 433 pontos.

SUINOCULTURA

Outra atividade a qual a Copacol atua em parceria com o cooperado no sistema de terminação é a suinocultura. No mês de novembro os produtores destaques foram: Douglas Lopes de Oliveira, de Iracema do Oeste, que se destacou com a maior pontuação entre todos que entregaram suínos à Central Frimesa, com 647 pontos. Eliana Aparecida Bianconi Obut, de Quarto Centenário, ficou em segundo lugar com 646 pontos, e em terceiro lugar aparece o cooperado Douglas Lopes de Oliveria, com 640 pontos. Com 638 pontos na quarta posição ficou o produtor, Valmor Roecker Phelipe, de Cafelândia, e fechando o top cinco dos melhores suinocultores de novembro, na quinta posição está o produtor de Nova Aurora, Abrahão Gentil da Silva, com 637 pontos.


BOVINOCULTURA DE LEITE

A performance dos produtores de leite, é avaliada pela produção médica por vaca. Confira quais são as melhores produtividades:

O bovinocultor de leite de Nova Aurora, Guilherme Arnaldo Hubner, obteve uma produção média por animal de 36.98 litros, enquanto que a produção geral ficou em 76.812 litros. Anderson Hubner, também de Nova Aurora, ficou com a segunda posição, com média por vaca de 34,99 litros, geral de 84.617 litros. Marcio Rodrigo Gambetta, de Nova Aurora, obteve um média por unidade de 33.72 litros, já a média geral foi de 57.192 litros, ficando em terceiro. Na quarta posição, em produção média por animal, está o produtor de Formosa do Oeste, Devair Costa, com 32,67 litros, na média geral o volume produzido foi de 53.906 litros. E para fechar os cinco melhores do mês, na quinta posição, está o cooperado de Cafelândia, Armindo Zuck, com média por vaca de 32,01, enquanto que na produção geral ele fechou o mês com 75.857 litros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias