Domingo, 28 de Fevereiro de 2021 21:23
45 99954 3000
Geral Parceria

Assis Chateaubriand e Itaipu Binacional firmam continuidade de convênio

Segundo Alessandro Bahia Nunes, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, o elo entre Município e Itaipu Binacional beneficia a todos.

15/01/2021 07h56 Atualizada há 1 mês
184
Por: Giovanna Trevelin Fonte: Prefeitura de Assis Chateaubriand
O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, o “Valtinho”, participou da reunião, se entusiasmando com a importante parceria entre Município e Itaipu Binacional. Foto: Prefeitura de Assis Chateaubriand
O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, o “Valtinho”, participou da reunião, se entusiasmando com a importante parceria entre Município e Itaipu Binacional. Foto: Prefeitura de Assis Chateaubriand

Aconteceu, na manhã desta quinta-feira (14), na sala de reuniões do Paço Municipal de Assis Chateaubriand, uma reunião entre o Município e a Itaipu Binacional, sobre o convênio vigente das atividades de manejo integrado de água e solo (práticas conservacionistas), saneamento ambiental urbano e rural, conservação da biodiversidade e fortalecimento da agropecuária, com destaque em adequação de estradas rurais e resíduos sólidos recicláveis.

Atualmente a adequação em estradas rurais vem ocorrendo entre Encantando do Oeste à Comunidade São Pedro, posteriormente será realizado o Ramal Lambari, beneficiando muitas famílias que residem na localidade, sobretudo, no escoamento da produção agrícola.

Quanto à gestão de resíduos recicláveis, o Município vem aprimorando juntamente com a Itaipu Binacional, nas atividades de expansão da Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), que atualmente a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMAR) realiza o processo de triagem, prensagem e comercialização de recicláveis para indústrias, que transformam os materiais (resíduos) em novos produtos de consumo.

A gestão de resíduos sólidos é uma necessidade de constante aprimoramento, como previsto na Lei n° 12.305/ 2010. Dessa forma, Luana Lenhard, técnica do Parque Tecnológico da Itaipu Binacional (PTI) e Giandrei Dudek, gestor de bacia da Itaipu Binacional, evidenciaram a necessidade e os benefícios do convênio na gestão ambiental de resíduos: “O município precisa dar uma destinação correta desses materiais, em benefício à saúde pública,  conservação do solo e conservação de rios. O Reservatório da Itaipu Binacional, é mantenedora de energia e precisa de uma boa qualidade de solo e água para que os seus reservatórios se mantenham por muitos anos”.

Segundo Alessandro Bahia Nunes, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, o elo entre Município e Itaipu Binacional beneficia a todos: “As adequações estão acontecendo e contribuindo na trafegabilidade agropecuária, pois a estrada fica adequada e com solo brita, já a gestão de resíduos, favorece o retorno da matéria prima a indústria, reduzindo a extração de recursos naturais, poluição de solo, água e ar, bem como, na geração de renda aos associados da ACAMAR, porém há necessidade da população separar os resíduos recicláveis e disponibilizar para a coleta, seguindo o cronograma.”

O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, o “Valtinho”, participou da reunião, se entusiasmando com a importante parceria entre Município e Itaipu Binacional: “Considero a Itaipu Binacional um importante parceiro no fortalecimento de ações ambientais no Município, desde o aprimoramento da gestão dos resíduos, proteção de recurso hídrico, conservação solo e adequação de estradas rurais. Planejando e executando ações ambientais, estamos favorecendo a qualidade de vida da população.”

 
 

 

Leia também: 

Governo e Itaipu formalizam convênios de R$ 193 milhões para obras em Guaíra e Cascavel

Obras da usina de Itaipu geram oportunidade para mais de 2,5 mil trabalhadores

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias