Quarta, 22 de Setembro de 2021
25°

Poucas nuvens

Cafelândia - PR

Meio Ambiente Paraná

IAT vai definir novos membros do Comitê das Bacias do Alto Iguaçu

Nessa semana (25 e 26), serão definidos novos membros para a composição do Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (Coaliar), para o mandato 2021-2025.

24/05/2021 às 14h19 Atualizada em 24/05/2021 às 14h21
Por: Giovanna Trevelin Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
© Denis Ferreira Netto
© Denis Ferreira Netto

O Instituto Água e Terra (IAT), por meio da Gerência de Bacias Hidrográficas, está promovendo reuniões setoriais para renovação da composição dos Comitês de Bacias Hidrográficas instalados no Estado. Nessa semana (25 e 26), serão definidos novos membros para a composição do Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (Coaliar), para o mandato 2021-2025.

Os Comitês de Bacias Hidrográficas são organismos colegiados com atribuições normativas, consultivas e deliberativas no âmbito da bacia hidrográfica de sua jurisdição, e fazem parte do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Os integrantes são substituídos a cada quatro anos.

COMPOSIÇÃO

Os comitês são formados por membros do poder público, usuários de água e organizações da sociedade civil. No Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira são 38 cadeiras a serem preenchidas – 12 para o segmento poder público; 14 para usuários; e 12 para a sociedade civil. Ele está localizado na Região Metropolitana de Curitiba e abrange total ou parcialmente 20 municípios, perfazendo uma área de 5.878 quilômetros quadrados.

“As reuniões serão abertas para os representantes das instituições atuantes na bacia, de acordo com o segmento em que se encaixam. Os participantes da discutirão e definirão quais entidades irão representar cada segmento”, explica Danielle Tortato, gerente de Bacias Hidrográficas do Instituto Água e Terra.

REUNIÕES

No caso do setor público, são convidadas as prefeituras dos municípios que se encontram dentro da área de abrangência do comitê. Para a reunião do segmento das organizações da sociedade civil estão convidadas as entidades de ensino e pesquisa, organizações técnico-profissionais, Organizações Não Governamentais e colegiados.

Quanto ao segmento dos usuários, as cadeiras destinadas aos setores de abastecimento, hidreletricidade, indústria e agropecuária são ocupadas por meio de indicações feitas pelas associações que representam os respectivos setores.

Já tiveram seus membros renovados o Comitê da Bacia do Paraná 3 (33 membros) e da Bacia do Rio Jordão (23 membros).

Serviço:
Nova composição do Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira.

Poder Público
Data: 25 de maio
Horário: 14h

Organizações da sociedade civil
Data: 26 de maio
Horário: 9h

Para mais informações ou manifestação de interesse em participar basta entrar em contato pelo telefone (41) 3213-4752 ou pelo e-mail [email protected] O link da reunião online será enviado para cada interessado.

 

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/
Telegram: https://t.me/jinte

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias