Segunda, 17 de Março de 2025
19°

Tempo limpo

Cafelândia, PR

Meio Ambiente Sustentabilidade

Diretor financeiro de Itaipu fala sobre transição energética em evento da ABRAPCH

André Pepitone da Nóbrega participou de painel no primeiro dia da 7ª Conferência Nacional de PCHs e CGHs

20/03/2024 às 11h03
Por: Postagem 1 Fonte: Itaipu
Compartilhe:
Divulgação da assessoria
Divulgação da assessoria

O diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, André Pepitone da Nóbrega, participou do painel “Transição energética, o novo setor elétrico e o papel fundamental das hidrelétricas”, durante a 7ª Conferência Nacional de PCHs e CGHs. O evento, promovido pela ABRAPCH – Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas, acontece nos dias 19 e 20 de março, em Brasília (DF).

Durante o painel, foram abordados temas como descarbonização, segurança energética, modicidade tarifária, propostas do Ministério de Minas e Energia para o setor, foco diferenciado entre energia e energia elétrica e reinclusão das hidrelétricas no planejamento determinativo.

Também participaram do painel a assessora executiva da ABRAPCH, Elusa Barroso; o vice-presidente da associação, Ademar Cury da Silva; o presidente da Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia, Mário Luiz Menel da Cunha; e o Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Gentil Nogueira de Sá Junior.

O diretor André Pepitone classificou o evento como de “suma importância”. “A VII Conferência Nacional de PCHs e CGHs traz à tona em Brasília, centro do poder, um tema relevante para o setor elétrico no País: a inserção da PCH na matriz. Temos que trabalhar e discutir novas políticas públicas que permitam isso”, defendeu.

Ele considera o momento bastante propício, ante o desafio de potência enfrentado pelo sistema. Pepitone explica que toda a  cadeia de PCHs é nacional, incluindo fabricantes e projetistas. “Isso fomenta toda uma indústria para gerar emprego, renda e crescimento no País.”

Estande

Além da presença do diretor entre os palestrantes, Itaipu participa do evento com um estande repleto de atrações. Em painéis dinâmicos, os participantes podem conhecer mais sobre os 50 anos de história da Itaipu e também sobre o programa Itaipu Mais que Energia. O corredor imersivo, com imagens da barragem e do eixo da turbina, também é um dos destaques.

Mais de 200 pessoas passaram pelo estande no primeiro dia, e foram presenteadas com brindes como pop socket, roller clips e moleskines. Os óculos de realidade virtual são uma das atrações preferidas, atraindo os participantes do evento para o estande da Itaipu.

Evento

A VII Conferência Nacional de PCHs e CGHs reúne cerca de 800 participantes, entre autoridades do setor elétrico, especialistas, técnicos e empreendedores. A proposta é debater temas como a transição energética, a reinserção das PCHs e das CGHs na matriz elétrica brasileira e a forma como elas contribuem para o desenvolvimento regional.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 3 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.

Dinho Mendes/Itaipu Binacional

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias