A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga danos ambientais e urbanos em Maceió (AL) causados por empreendimentos da mineradora Braskem se reúne nesta quarta-feira (6), a partir das 9h, para colher o depoimento de Mauro Henrique Moreira Sousa, diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM). A convocação foi proposta pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL).
A CPI também vai ouvir Thales Sampaio, geólogo e servidor aposentado da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) — uma empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Segundo Rodrigo Cunha, que propôs a convocação do geólogo, Sampaio foi o primeiro a ligar os eventos em Maceió à Braskem.
— Ele fez um laudo técnico, passou vários meses morando em Maceió, reuniu tecnologia do mundo inteiro e teve a responsabilidade de colocar no papel o que estava acontecendo — explicou o senador na reunião da CPI que aprovou o requerimento de convocação.
Esta será a segunda oitiva da CPI. Nesta terça-feira (5), os senadores ouviram acadêmicos que falaram sobre a natureza dos danos causados pela mineração do sal-gema em Maceió e as peculiaridades geológicas da região.
Mín. 18° Máx. 28°